Tudo que Você precisa Saber sobre Microsoft Direct Routing


A revolução tecnológica que transformou o mundo dos negócios continua ganhando força. Pense em como você estava trabalhando há apenas uma década - as tecnologias que você usou e a maneira como fazia seu trabalho certamente mudaram drasticamente.


Seguindo o surgimento do trabalho remoto, temos visto mudanças ainda mais drásticas em como trabalhamos, nos comunicamos e fazemos negócios uns com os outros. Recursos como videoconferência agora desempenham um papel cada vez mais proeminente em nossas vidas. Softwares como o Microsoft 365 já estão bem estabelecidos entre as empresas em todo o mundo, mas à medida que negociamos as oportunidades e os desafios do trabalho híbrido, as maneiras como o usamos estão mudando.


Microsoft Teams, em particular, tem sido amplamente utilizado por empresas à medida que se adaptam à nova forma de trabalho remoto. Além de ser uma ferramenta de conferência e conectividade, também pode ser uma solução de telefonia se você adquirir um plano de chamadas da Microsoft, permitindo que colegas façam chamadas entre si e para clientes. Os planos de chamadas das equipes permitem que as pessoas acessem números de telefones fixos e móveis através da nuvem.



No entanto, os planos de chamadas da Microsoft são relativamente caros. Em um momento em que tantas empresas e outras organizações procuram cortar custos sempre que possível, faz sentido explorar alternativas. Uma dessas alternativas é o Roteamento Direto (Direct Routing), cujo custo final tende a ser muito mais barato do que os planos de chamadas da Microsoft. Na verdade, mais de 85% dos usuários do Microsoft Teams escolhem o Roteamento Direto em vez dos Planos de Chamada da Microsoft.


É importante observar aqui que as economias exatas que sua empresa poderia fazer com o roteamento direto variam; elas vão depender de suas circunstâncias individuais, suas necessidades e assim por diante. No entanto, muitas empresas já estão colhendo os frutos de ativar um serviço de roteamento direto. Caso a sua empresa seja um desses casos, parabéns! Caso ainda não seja, este artigo foi feito para você.


Neste guia, forneceremos uma introdução abrangente ao Microsoft Teams Direct Routing para responder a todas as perguntas possíveis. Começaremos explicando com mais detalhes exatamente o que é o roteamento direto e como ele funciona. Em seguida, descreveremos alguns dos principais benefícios do roteamento direto e discutiremos suas vantagens em relação a outros sistemas telefônicos comerciais. Também exploraremos como ele é usado, o que significa nesta era de trabalho híbrido, a economia potencial que ele oferece e seus recursos adicionais.



O que é o Roteamento Direto?


O Microsoft Teams é talvez mais conhecido como um meio para reuniões virtuais, chamadas de vídeo e mensagens instantâneas ou bate-papo. Embora muitas organizações adotem o Teams para comunicação de seus colaboradores graças às suas integrações com o restante do pacote da Microsoft, o Teams carece de um componente crítico da colaboração - a velho e conhecida chamada telefônica. A telefonia no Teams ainda não é de nível empresarial, possui baixa qualidade de serviço, cobertura limitada e problemas críticos de confiabilidade. Portanto, existem duas maneiras de fazer chamadas de voz com o Teams por meio da plataforma Microsoft 365. Você pode se inscrever em um plano de chamadas da Microsoft, conhecido como Calling Plan ou utilizar o roteamento direto. É esse último que nos interessa aqui. Então, o que é roteamento direto?


Resumindo, o roteamento direto é uma tecnologia que permite que você use o Microsoft Teams para fazer chamadas enquanto mantém seu provedor existente e, portanto, suas linhas e minutos. Você também pode se inscrever em um novo provedor, se for adequado para você e seu orçamento. Novos provedores também podem criar oportunidades de redução de custos.


A oferta de roteamento direto da Pacto Telecom chama-se myPBX for Microsoft Teams. Trata-se de uma solução totalmente gerenciada que conecta suas equipes e o Microsoft 365 a redes PSTN. Isso permite que seus usuários façam e recebam chamadas externas de qualquer lugar em qualquer aparelho ou dispositivo rodando nativamente no aplicativo Teams.



O Direct Routing é uma solução de telefonia em nuvem que permite aos usuários fazer e receber chamadas por meio da rede telefônica pública comutada ou para terminais telefônicos conectados ao um PABX pré-existente. Soluções como myPBX para Microsoft Teams funcionam conectando suas equipes e o software Microsoft 365 ao seu provedor e/ou ao seu PABX legado. Isso significa que os usuários podem fazer e receber chamadas externas de qualquer dispositivo em execução nativa por meio do Teams e se comunicar com os ramais existentes da seu PABX, não importando se ele está hospedado na nuvem ou não.


No entanto, com a telefonia em nuvem, as empresas e outras organizações não dependem mais de um PABX físico no local. Esse tipo de solução exige um espaço dedicado e administradores para gerenciar o sistema. A telefonia em nuvem, por outro lado, não precisa de nada disso, simplificando muito a gestão e a manutenção dos recursos de telefonia corporativa.


Existem outras várias vantagens, a principal sendo a experiência do usuário. Se a sua empresa decidiu usar o Teams para mensagens e vídeo, manter os usuários no centro da experiência do Teams é vital para uma adoção bem-sucedida em sua organização. Disponibilizar seus recursos de telefonia nativamente no Teams é uma ótima maneira de direcionar todos os usuários para uma mesma experiência.



Os Benefícios do Roteamento Direto


Como já discutimos, o benefício mais óbvio do roteamento direto é que ele é de fato muito mais barato do que assinar os planos de chamadas da Microsoft. Além de ser mais barato, ele permite que você mantenha os seus números de entrada existentes e tenha um leque muito maior de opções para contratação de planos tarifários. Além disso, ele corta os custos associados ao hardware de telefonia local, cuja manutenção pode ser cara.


O roteamento direto aprimora suas opções de resiliência em termos de não ter todos os seus serviços com um único fornecedor (Microsoft). Isso o torna consideravelmente mais confiável, pois se a Microsoft tiver uma interrupção, você poderá pelo menos fazer chamadas telefônicas. O roteamento direto se interconecta com o sistema Microsoft Teams e suas próprias ferramentas de segurança e acesso, proporcionando assim maior confiança de que você terá comunicações mais estáveis ​​e confiáveis ​​à sua disposição, conectando sua empresa aos clientes por meio de troncos SIP e controladores de borda de sessão (SBCs) .


Outro benefício importante do roteamento direto é que ele reúne tudo em um mesmo lugar. Anteriormente, você se pegava alternando entre diferentes ferramentas e aplicativos para fazer, atender e transferir chamadas telefônicas. Agora, não há necessidade de você fazer isso, porque tudo está combinado em uma plataforma (nativamente no Microsoft Teams). Isso ajuda a tornar as coisas muito mais convenientes, consistentes e fáceis de usar, economizando tempo valioso e aborrecimentos desnecessários.


O roteamento direto também é preferido por empresas por sua agilidade e flexibilidade. É simples de migrar e implantar e, como mencionamos, não há necessidade de equipamento PABX físico no local (particularmente benéfico para organizações que trabalham em vários escritórios). Por ser tão versátil, o Microsoft Teams Direct Routing torna mais simples a adaptação ao trabalho remoto.



O roteamento direto também permite a portabilidade dos seu números para uma operadora capacitada a este tipo de serviço, como a Pacto Telecom. Isso ajuda a diminuir os custos operacionais e de gestão. Além disso, reduz o número de fornecedores envolvidos, uma vez que uma única operadora poderá assumir a hospedagem de todos os seus números locais, independentemente da localização geográfica.


Casos de uso do Direct Routing


Agora que descrevemos como funciona o roteamento direto e alguns dos benefícios potenciais que ele pode ter, vale a pena discutir como ele ser utilizado na sua empresa. As organizações de todos os setores em geral podem se beneficiar do roteamento direto e, de fato, um número crescente está fazendo isso.


Uma startup do setor de tecnologia nos procurou para que fizéssemos um projeto de implementação de telefonia corporativa. Na época, eles tinham apenas 25 colaboradores e nenhuma solução de telefonia. Eles já utilizavam o Microsoft Teams como solução de colaboração. Sugerimos a adoção do roteamento direto com a contratação da Pacto Telecom como operadora para fornecimento de numeração e plano de chamadas. Hoje, eles contam com 85 colaboradores e possuem numeração do Rio de Janeiro, São Paulo e da cidade de Santiago no Chile.


Tivemos um outro caso de uma empresa do setor farmacêutico que entrou em contato conosco para que os ajudássemos a desenvolver um projeto de migração da telefonia para o ambiente Microsoft. Essa empresa conta com cerca de 500 funcionários e possui um PABX local que atende a todos os colaboradores. O desejo era que essa migração fosse parcial, uma vez que nem todos os usuários utilizavam o Microsoft Teams e não havia panos para que isso mudasse. Nesse caso, sugerimos manter o PABX local e conectá-lo a nossa plataforma myPBX para Microsoft Teams. Dessa forma foi possível manter as operadoras que eles já utilizavam, permitir a comunicação entre os usuários do PABX local e os usuários do Microsoft Teams e possibilitar que todos os colaboradores da empresa recebessem e realizassem chamadas externas.


Em outra oportunidade, um grande escritório de advocacia nos procurou para que desenvolvêssemos um projeto de atualização do seu sistema de telefonia. Eles tinham um PABX em cada um dos seus 5 escritórios espalhados pelo Brasil. Os requisitos do projeto eram: manter todos os telefones IPs que a empresa já havia adquirido, migrar para uma solução em nuvem e integrar a telefonia com o Microsoft Teams. A solução foi aposentar todos os PABXs existentes, os substituindo pela solução em nuvem myPBX da Pacto Telecom. Todos os telefones IPs que o escritório já possuía foram conectados na nossa nuvem. Além disso, utilizando a integração do myPBX para Microsoft Teams, possibilitamos que todos os usuários do aplicativo da Microsoft pudessem fazer e receber chamadas externas e internas com os telefones IPs.



Direct Rounting e o Trabalho Remoto


Tem havido muita discussão sobre o futuro do trabalho e o que ele pode trazer. O trabalho remoto, ao que parece, veio para ficar. Existem muitas vantagens no trabalho remoto. Ele pode permitir que empresas e outras organizações economizem em aluguéis, permitindo que fechem ou, pelo menos, diminuam o espaço do escritório. Pode proporcionar maior flexibilidade operacional e também pode aumentar a retenção de pessoal porque é muito conveniente para os funcionários.


Uma coisa que preocupa muitos empregadores, no entanto, é o impacto que isso pode ter na produtividade. Muitos gerentes relutam em desistir da supervisão que têm ao trabalhar no mesmo espaço físico com seus colegas. Embora haja também o próprio processo de transferência para o trabalho remoto, o que pode consumir tempo e recursos.


As ferramentas de comunicação unificada, como o Microsoft Teams, estão se mostrando vitais para manter a produtividade por meio do trabalho remoto, fornecendo uma plataforma única de comunicação. O Teams evita que os funcionários remotos tenham que gerenciar várias ferramentas e aplicativos independentes, como videoconferência, chamadas de voz corporativas, mensagens instantâneas, compartilhamento de arquivos, compartilhamento de tela e assim por diante, agilizando e simplificando as comunicações.




Além de ser conveniente para os funcionários, o roteamento direto é - talvez o mais importante - conveniente para seus clientes também. Ele permite que a equipe que trabalha em casa responda às chamadas dos clientes com rapidez e eficiência. Dessa forma, os clientes continuam a receber o mesmo alto padrão de serviço que sua equipe seria capaz de fornecer se trabalhassem em um escritório.


Como o Direct Routing Reduz Custos


Em comparação com os planos de chamadas do Microsoft Teams, o roteamento direto pode proporcionar uma grande economia. As estruturas de preços são muito mais simples com o roteamento direto do que com um plano de chamadas Teams. Por exemplo, aqui na Pacto Telecom, os valores que cobramos são em função da quantidade de canais contratada. Isso permite que você pague apenas pelo número máximo de chamadas simultâneas que a sua organização precisa.


Com os planos de chamada do Teams, uma cota de minutos é alocada para cada usuário ao longo do mês. Se você exceder isso, isso o forçará a pagar a mais por uma recarga (como faria com um telefone celular pré-pago, claramente não é o arranjo mais conveniente para empresas).


Aqui na Pacto, por outro lado, os minutos são agrupados entre os usuários, para que a alocação de minutagem seja compartilhada entre o seus colaboradores. Dessa forma, a otimização desse recurso é natural e sem a necessidade de qualquer tipo de planejamento.



Também é importante ressaltar aqui que, além da conveniência extra que você obtém ao escolher o roteamento direto, você também obtém todo o nosso suporte técnico. Nós iremos ajudá-lo a colocar o roteamento direto em funcionamento e, em seguida, oferecer suporte contínuo além da migração inicial.


Já mencionamos a flexibilidade adicional fornecida pelo roteamento direto. Você pode precisar integrar o roteamento direto com contact centers, gravação de chamadas ou relatórios em tempo real, por exemplo. A Pacto Telecom oferece essas outras ferramentas de software e serviços que podem ser integradas com o roteamento direto.


O que Dizer sobre os Recursos e a Qualidade?


O Microsoft Teams é conhecido por sua oferta abrangente e pelo fato de trazer tantas funções diferentes sob o mesmo guarda-chuva. O roteamento direto permite que você aproveite ao máximo as funcionalidades do Teams, ao mesmo tempo que permite fazer chamadas de alta qualidade pela nuvem e reduzir substancialmente suas contas telefônicas.


Por que você precisa de telefonia de nível empresarial? As empresas tendem a fazer uma muito maior de chamadas, sejam locais, de longa distância ou internacionais do que os usuários residenciais. As organizações geralmente precisam de gerenciamento avançado de chamadas, mobilidade e outros recursos especiais voltados para melhorar a eficiência e a prestação de serviços.


O serviço de telefonia em nuvem da Pacto Telecom está bem estabelecido e é reconhecido pelo mercado. Recursos integrados, como identificador de chamadas e gravação, ajudam a agilizar a experiência do usuário final e eliminar os aborrecimentos e o tempo perdido de aplicativos autônomos nativos.


O roteamento direto com a Pacto Telecom pode oferecer monitoramento e relatórios de chamadas mais detalhados, fornecendo percepções mais profundas sobre como seu sistema de telefonia está funcionando. Com o Microsoft Teams, os dados são restritos aos obtidos por meio do cliente Microsoft e suas ferramentas relacionadas.


Outra vantagem é que sua migração para o roteamento direto de uma configuração baseada em PBX pode ser feita em fases. Você pode migrar usuários em grupos ou individualmente, dependendo do que for mais conveniente para sua organização. Você deve discutir suas necessidades com o provedor de sua escolha para que ele possa realizar o processo de migração de uma forma que funcione para você e reduza ao mínimo as interrupções.



Conclusão


Em uma economia que está se tornando cada vez mais global, as empresas precisam de sistemas de comunicação seguros, estáveis ​​e confiáveis. Os trabalhadores de hoje precisam ser capazes de se comunicar onde quer que estejam e em uma infinidade de dispositivos diferentes. O roteamento direto está permitindo que eles façam isso e, ao fazer isso, está nos ajudando a aderir ao trabalho remoto.


Parece seguro concluir que o trabalho remoto veio para ficar e que a mudança está se acelerando. À medida que todas as empresas se ajustam a essa realidade, parece certo que mais deles acharão o roteamento direto a solução ideal para suas necessidades e seus orçamentos.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo